Subscribe News Feed Subscribe Comments

Ouça! – Bee Gees.

Os Bee Gees são uma banda pop formada por três irmãos, o mais velho Barry Gibb, e os gêmeos Robin e Maurice Gibb. Nascidos na Ilha de Man e, tendo pais ingleses, moraram apenas alguns anos em Chorlton, Manchester, Inglaterra. Os irmãos mudaram-se ainda crianças para Brisbane, Queensland, Austrália. Fazem sucesso desde 1966, sendo um dos quatro artistas que mais venderam discos no mundo em todos os tempos.

Passaram por diversos ritmos musicais, do rock psicodélico às baladas, passando pelo country e country rock, pelo rock, pela música disco, pelo R&B, pela música Romântica, terminando no pop rock moderno. Vendendo mais de 280 milhões de discos em todo mundo.Sendo incluídos no Hall da fama de grupos vocais, no Hall da Fama do Rock and Roll, no Hall da fama dos Compositores e ganhando no total nove prêmios Grammys. O álbum "Saturday Night Fever" (Os Embalos de Sábado a Noite) é a trilha sonora mais vendida de todos os tempos e o segundo álbum mais vendido da história, recorde batido apenas pelo álbum "Thriller" de Michael Jackson. São os artistas que mais colocaram músicas em Filmes e Telenovelas no mundo todo.

ANOS 60

Os Bee Gees assinam seu primeiro contrato musical com a maior gravadora de artistas independentes da Austrália, a Festival Records, sob a etiqueta Leedon, usando o nome Bee Gees. Inicialmente, quase chegaram a falir, mas com o sucesso "Wine and Women", que chegou ao top 20 em 1965, puderam gravar seu primeiro disco, The Bee Gees Sing and Play 14 Barry Gibb Songs, que trouxe cinco canções novas, mais nove antigas.

Em outubro de 1966, os Bee Gees decidiram que iriam retornar à Inglaterra. Então, Nat Kipner cancelou o contrato e deixou-os ir, reservando, entretanto, os direitos de publicação da obra da banda na Austrália durante os próximos anos. Em 3 de janeiro de 1967, eles partiram no navio Fairsky, chegando a Southampton três dias após. Os Bee Gees tocavam em troca das passagens. Aliás, foi no navio que souberam que a canção "Spicks and Specks", single do segundo disco, chegara ao topo das paradas australianas.

Até o fim dos anos 1960, os Bee Gees formaram um quinteto de rock, com influências do country e do soul e letras românticas. Com essas características, conseguiram outros sucessos: "To Love Somebody", em 1967, "Words" e "I've Gotta Get a Message to YoU ‎ " em 1968, além de "I Started a Joke", a primeira canção dos Bee Gees a chegar no primeiro lugar no Brasil, em 1968.

ANOS 70

Em 1971, a banda teve seu primeiro grande sucesso nos Estados Unidos: a balada "How Can You Mend a Broken Heart?", primeiro lugar na maior parte das paradas do continente e a terceira mais ouvida no Brasil em 1971. No ano seguinte foi a vez de "Run to Me" tocar na Europa. Mas a banda decaía. Os Bee Gees continuavam com esse ritmo de rock sessentista, que nessa época estava ficando fora de moda com o fim dos Beatles. Evoluindo do Funk e Soul norte-americanos a música disco estava entrando em ascensão no mainstream dos anos 70.Em 1973, lançaram o disco Life in a Tin Can, com fortes influências da música country. O resultado foi uma vendagem irrisória, nível de sucesso perto do nulo, quase-falência. Os Bee Gees gravaram então outro álbum, A Kick in the Head is Worth Eight in the Pants, em que voltavam àquele rock dos anos 1960. Acabou sendo rejeitado pela gravadora pela baixa vendagem de Life in a Tin Can e do single "Wouldn't I Be Someone". Mesmo assim, em 1974 no Brasil, os singles Elisa e It Doesn't Matter Much To Me ficaram bem populares.

Gravaram a trilha sonora do filme Os Embalos de Sábado à Noite, que na época bateu todos os recordes de vendagem (até hoje é um best-seller, já vendeu mais de 50 milhões de cópias, só ficando atrás de Thriller, de Michael Jackson). "Stayin' Alive", "How Deep Is Your Love?" e "Night Fever" alcançaram o primeiro lugar em vários países, no auge da era disco.

Os irmãos terminaram a década de 1970 como artistas consagrados. Dando uma pausa na carreira, decidiram trabalhar como produtores para outros artistas. Assim, se dividiram em dois grupos, contudo sem deixar de comporem juntos, para produzirem discos a serem lançados em 1980

 ANOS 80

Em 1981, os Bee Gees decidiram lançar mais um disco: Living Eyes, com singles como o pop/rock He's A Liar, a balada Paradise e a pop Living Eyes, mas fracassou devido ao pouco apoio das rádios, que já estavam saturadas de músicas dos Gibb nas paradas de sucesso, e começaram a promover outro ritmo emergente, o punk rock. Após isto, os irmãos decidiram se separar, mas antes gravaram mais canções, a serem lançadas na trilha de Os Embalos de Sábado Continuam, como o hit single The Woman In You e a balada Someone Belongin To Someone.

Em meados dos anos 1980, as equipes começaram a desenvolver diversos trabalhos. A equipe de Robin e Maurice se concentrou em álbuns solos de Robin. Já a equipe liderada por Barry buscou a produção musical para outros artistas.

No ano de 1987 a família sofreu um abalo com a morte de Andy Gibb (irmão mais novo que nunca fez parte do grupo, mas tinha carreira solo, porém sempre produzido pelos irmãos), que sofria de uma problema cardíaco agravado após anos de uso de drogas e álcool.

ANOS 90

Em 1993 foi planejado uma turnê nomeada de Full Size, para promover seu mais recente álbum. Porem a idéia foi descartada por problemas físicos de Barry, que impossibilitou de viajar. Para suprir a falta de turnê, o canal Vh1 apresentou um show especial dos Bee Gees, intitulado Center Stage que foi gravado em 1993 e foi apresentado em todos os países onde o canal era transmitido. De 1994 a 1997, muitas composições nasceram, e resultaram no álbum seguinte "Still Waters" lançado em 1997, e um dos álbuns mais vendidos desde "Saturday Night Fever". Com "Alone" voltaram ao topo das paradas nos Estados Unidos depois de muitos anos, ganhando disco duplo de platina. Outro single de muito sucesso do álbum foi a poderosa balada "I Could Not Love You More", que pouco foi tocada ao vivo, mas que pode ser encontrada no Acústico "Storytellers", não lançado oficialmente.

Neste mesmo ano de 1997, os irmãos lançaram um documentário sobre sua carreira chamado "Keppel Road" (Contendo clipes do álbum Still Waters) e começaram sua grande turnê "One Night Only" pelo mundo todo (em média, um show por continente) que durou até 1999, tocando seus maiores sucessos e divulgando o álbum "Still Waters" pelo mundo através de músicas como "Alone", "Closer Than Close" e "Still Waters Run Deep". Um desses shows, realizado no luxuoso hotel "MGM Grand Las Vegas", foi lançado em DVD e CD no ano seguinte, contendo essas músicas também. Os Bee Gees também compuseram, cantaram e produziram um mega hit de Celine Dion, "Immortality", que permaneceu durante um ano nas paradas de todo mundo. Em 1998, foi realizado o show "An Audience With The Bee Gees", também não lançado oficialmente, com a setlist bem parecida com a do DVD, onde foram entrevistados pela platéia e tocaram também sucessos como "You Win Again" e "Chain Reaction". Essa Década foi também um período de muitas premiações, tais como a indicação para o Songwriters Hall Of Fame (Hall Da Fama dos compositores) em 1994 e a indicação para o Rock N' Roll Hall Of Fame em 1997, entre mais de 10 outros prêmios

ANOS 2000

Em 2001, lançaram o que foi o seu último álbum, This Is Where I Came In, um álbum pop rock, em que se destaca a canção/título "This Is Where I Came In", "Wedding Day", "Sacred Trust" e "Man In The Middle", álbum que também teve repercussão localizada em países diferentes: sucesso na Europa, frieza na América, estouro na Ásia.Gravaram no mesmo ano o Dvd Live By Request e um documentário em Dvd completo sobre a vida deles, tendo o mesmo nome de seu último álbum This Is Where I Came In. Depois, os Bee Gees decidiram dar um tempo. Em 2002, Robin Gibb começa a gravar seu quinto álbum solo. Entretanto, uma tragédia acontece em 12 de Janeiro de 2003: de ataque cardíaco, morre Maurice Gibb; curiosamente sua irmã Leslie faz aniversário nesse dia. Maurice tinha a fama de ser o mediador entre as mentes conflitantes de Barry e Robin. Estes então anunciaram o fim do grupo, no dia 22.

Os irmãos continuaram seu trabalho de forma solo. E, mesmo com a morte do irmão, Robin lançou um disco solo em 2003, que vem com diversas baladas modernas, e que chegou a ser bem difundido na Europa com o single Please. No mesmo ano a musica Wedding Day, integrou a trilha sonora do filme Até Que Os Parentes Nos Separem(The In Laws), com Michael Douglas.

Em 2007, Barry e Robin gravaram um documentário sobre a repercussão de suas músicas no filme Saturday Night Fever, lançado em DVD no mesmo ano, em comemoração aos 30 anos de lançamento do filme.

As esperanças sobre uma volta do grupo começaram em 2009, com Robin e Barry trabalhando conjuntamente em um musical dos Bee Gees a ser lançado e, em julho, participando de uma homenagem feita pela Rhino em comemoração aos 50 anos de carreira na Inglaterra. Além disso, eles fizeram uma apresentação juntos, sob o nome de Bee Gees, tocando seus maiores sucessos em Manchester, Inglaterra. Robin, então, deu uma entrevista à rádio britânica BBC revelando que é a volta definitiva dos Bee Gees aos palcos, dizendo que ele e Barry já estão se preparando para uma grande turnê.

Ainda em 2009, os irmãos decidiram lançar duas coletâneas. A primeira, Ultimate Bee Gees: The 50th Anniversary Collection traz dois discos, um de músicas dançantes e outro de românticas, todas sucessos da carreira da banda. A edição de luxo traz ainda um DVD com clipes da banda totalmente remasterizado, iniciativa inédita do grupo. A outra, Mythology, estava planejada para ser lançada junto com a primeira, no dia 3 de novembro de 2009, mas foi adiada para 2010; ela traz quatro discos, cada um contendo músicas interpretadas por cada irmão Gibb, inclusive Andy. A coletânea Mythology ainda conta com canções inéditas na voz de Andy Gibb e Maurice Gibb. Para a divulgação da coletânea Ultimate, os Bee Gees iniciaram no final de Outubro uma série de apresentações na televisão.

E no dia 16 de março de 2010, Barry e Robin, agora como Bee Gees outra vez estiveram no Talk-Show Americano "Late Night With Jimmy Fallon" (mesmo ator que interpreta Barry no programa de comédia americano "Barry Gibb Talk Show") onde falaram da volta dos Bee Gees e da coletânea Mythology prevista para Dezembro de 2010. Ainda no programa os 'Bee Gees' cantaram "Nights on Broadway" acapella. (Veja o vídeo desta entrevista abaixo)

CURIOSIDADES:

  • São considerados uma das maiores bandas de todos os tempos e o trio mais duradouro da história da música mundial, sendo os Gibb's os únicos compositores a ter pelo menos uma música no topo das paradas em 5 décadas distintas (60s, 70s, 80s, 90s e 2000s).
  • Dentre os seus muitos recordes eles possuem mais de mil músicas compostas.
  • Robin Gibb é gêmeo (fraterno) de Maurice Gibb. Mas Robin nasceu 35 minutos antes.
  • Todos as Musicas Cantadas por eles são suas composições.
  • Em algumas entrevistas, Maurice Gibb revela que John Lennon o ensinou a beber.
  • Os Bee Gees herdaram alguns instrumentos musicais usados pelos Beatles.
  • Barry Gibb conta que ao sua família se mudar para a Austrália, ele e Robin foram poupados de ir para um reformatório de menores, pois não eram crianças comportadas.
  • Os Bee Gees são até hoje os únicos músicos que conseguiram cinco músicas suas no TOP 10 mundial.
  • O local onde os Bee Gees começaram a cantar hoje é uma funerária.
  • Barry Gibb considera-se melhor compositor do que cantor.
  • Bono líder da banda U2,disse que os Bee Gees e Beatles estão acima dos demais.
  • Muitos artistas gravaram músicas compostas pelos Bee Gees,entre eles: Elvis Presley, Janis Joplin, Barbra Streisand, N Sync, Wyclef Jean, Destiny’s Child, Celine Dion, Al Green, Diana Ross, Luther Vandross, Kenny Rogers, Dolly Parton, Dionne Warwick, Johnny Mathis, Sarah Vaughn, Pras Michel, Oscar Dela Hoya, entre outros.

OUÇA!

Preparei duas playlists com musicas deste grupo maravilhoso, a primeira você irá ouvir, as composições dos Bee Gees nas voses de grandes artistas, que foram produzidos por eles ou que regravaram canções deles, uma seleção de mais de 50 músicas, isso só as que eu conheço, pois existem muito mais! Ouça Bee Gees nas vozes de grandes artistas na Playlist abaixo:

 

MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

Na segunda Playlist você poderá ouvir os grandes sucessos dos Bee Gees interprestados por eles mesmo,ouça abaixo.


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

image

3 comentario:

Leilla disse...

Amei o post, chegou por e-mail pra mim e confesso que me emocionei muito.
Bee Gees se tornou parte da minha vida, eu amo esses caras demais. Eu tenho CDs, DVDs, todos originais, pois eu os considero muito.
Amo suas músicas. E olha que só tenho 22, mas tenho muita coisa pra contar! rsrs
Foi muito triste com a perda do cara que transbordava alegria no trio. Eu senti muito. Mas fazer o que...Mas ainda temos Robin e Barry! ;)
Bom eu recomendo que escutem todas as músicas, vale muito a pena. E o Álbum "This Is Where I Came In" é fantástico eu recomendo e assino embaixo!
Beeijoo! #BeeGeesForever

Lucas Lopes Valadares disse...

Uma banda classica que agrada várias gerações. embora eu acredite que recentemente, não apenas ela como várias outras banda classicas e boas estão perdendo espaço no mercado atual;

Ana Luiza disse...

"Bono líder da banda U2,disse que os Bee Gees e Beatles estão acima dos demais."

Se o Bono falou tá falado! : )

 
K Romances | TNB
BlogBlogs.Com.Br