Subscribe News Feed Subscribe Comments

Biografia – Nicholas Sparks

Sparks nasceu em Omaha, Nebraska, na véspera do ano novo, apenas 8 minutos antes de 1966. Foi criado sem luxo, “à base de muita batata e leite em pó”, mas afirma que teve uma infância feliz e que a pobreza nunca foi um problema. Antes de O Caderno de Noah estourar, trabalhou no mercado imobiliário, com manufatura de produtos ortopédicos, como vendedor de remédios e garçom. Mesmo após seu livro chegar às listas dos mais vendidos, continuou trabalhando com vendas, com medo de que sua carreira como escritor fosse se resumir a um bom livro apenas.

A família
Sparks vive, atualmente, em New Bern, North Carolina, com sua esposa e cinco filhos. Catherine foi amor à primeira vista. Ele a conheceu nas férias da faculdade e, no dia seguinte, declarou que estavam destinados a se casar. Um ano e 150 cartas depois, sua previsão se mostrou correta e os dois estão juntos até hoje. Mas a trajetória do romântico Nicholas não seria apenas de finais felizes. Seis semanas após o casamento com Catherine, a mãe de Sparks sofreu um acidente andando a cavalo e morreu, aos 47 anos. Seu pai morreria sete anos depois, aos 54, em um acidente de carro e, em 2000, o autor perderia a irmã mais nova, com 33 anos, de câncer.

Em 1996, um dos filhos de Sparks, Ryan, foi diagnosticado com autismo. Um diagnóstico que depois se revelaria errado, mas que foi suficiente para desencadear um ano repleto de preocupações. Nicholas passava de 3 a 4 horas diárias com o filho, em terapia intensiva, tentando ajudá-lo a desenvolver a fala. Finalmente, o diagnóstico correto de Distúrbios do Processamento Auditivo Central, trouxe esperança à família e, em 1999, Ryan ingressou na escola em uma turma regular. A experiência com o filho marcou profundamente sua literatura, especialmente o livro The Rescue.

Fundador da Escola Epiphany 
Em 2005, Nicholas e sua mulher resolveram apadrinhar uma família de Nova Orleans, após o Furacão Katrina. A convite de Sparks, a família se mudou para New Bern, onde ele e sua mulher teriam melhores condições de ajudá-los. Foi nesta época que os Sparks começaram prestar maior atenção à oferta de escolas na cidade, considerando suas idéias e valores sobre educação.

Assim, em 2006, o casal se uniu a Tom McLaughlin para fundar The Epiphany School. Em reuniões com a comunidade, gerou-se um consenso de que a escola deveria ser um espaço onde estudantes de todas as religiões teriam uma educação completamente global, em um ambiente Judaico-Cristão tradicional e rigoroso.

Atualmente com 300 alunos, The Epiphany School tem por missão incentivar seus estudantes a perseguir um aprendizado para a vida toda, liderança corajosa, discipulado leal e serviço compassivo. Voltada para o desenvolvimento da mente, corpo e espírito dos alunos, a escola visa auxiliá-los na descoberta e expansão dos seus próprios dons.

Com 16 livros publicados e 50 milhões de cópias impressas no mundo todo, Nicholas Sparks é um sucesso retumbante. A maioria de seus livros estréiam e permanecem por uma média de 5 meses nas listas dos mais vendidos nos EUA. Em 2004, três de seus livros figuravam, ao mesmo tempo, na lista do New York Times.

Quatro dos romances de Nicholas Sparks já foram transformados em filmes de grande bilheteria (Diário de Uma Paixão, Uma Carta de Amor, Noites de Tormenta e Um Amor para Recordar) e mais três estão a caminho. Em Querido John, os personagens são interpretados por Channing Tatum (Inimigos Públicos) e Amanda Seyfried (Mamma Mia).

O roteiro de A Última Música foi escrito por Nicholas Sparks antes do livro, especialmente para a atriz de Hannah Montana, Miley Cyrus, que escolheu o nome da personagem principal do romance, Ronnie. O livro estreou em primeiro lugar nas listas dos mais vendidos do USA Today e do New York Times.

O Caderno de Noah (The Notebook), um dos livros mais bem sucedidos de Sparks, ficou mais de um ano na lista dos livros mais vendidos do New York Times (56 semanas na categoria “Capa Dura” – Hardcover - e 54 na categoria “Livro de Bolso” - Paperback). Até então, foi o terceiro livro apenas, em 30 anos, a conseguir esse feito e o único a durar mais de um ano nas duas categorias, até J.K. Rowling lançar o Harry Potter. Após vender 10 milhões de cópias, o livro rendeu um filme, Diário de Uma Paixão, que, sob a direção de Nick Cassavetes, foi um sucesso instantâneo.

10 comentario:

Unknown disse...

Eu fico tão feliz que os livros dele estão saindo no Brasil ^^ Eu só preciso do dinheiro agora T-T São tantos lançamentos bons que fica difícil acompanhar ^^

Ingrid disse...

Eu adoro este autor desde que assistir os filmes "Um Amor pra Recordar" e "O Diario de uma Paixão" baseados em livros dele.Desde então quero todos os livros de Nicholas Sparks.

“Estou participando da Promoção Querido John”

Ingrid disse...

Òtimo autor!

“Estou participando da Promoção Eclipse”

Cherry' O disse...

Nossa, que história de vida esse cara tem. Quanta superação! Incrível.

“Estou participando da Promoção Eclipse”

Aline Martins Alonso

mari louren disse...

Nicholas Sparks é um gênio da literatura.As sua obras são perfeitas.
Amo mesmo.!!!

“Estou participando da Promoção Querido John”

Michelle Aline disse...

que legal poder conhecer um pouquinho deste autor, eu amei os filmes diário de uma paixão, um amor pra recordar e uma carta de amor!! são Lindos, mas eu não sabia que eram baseados nos livros deste grande escritor!! tenho certeza de que querido john e a ultima musica também serão um sucesso!!!

"Estou participando da promoção Eclipse"

juliana disse...

Alem de lindão, realmente esse autor escreve muito bem!
O filme Uma Noite pra Recordar foi bem fiel a sua historia, chorei tanto com a leitura, quanto com o filme...


Juliana Soares
Juliana
caparro_juliana@yahoo.com.br

“Estou participando da Promoção eclipse”.

Ana Luiza disse...

Poxa! só li diário de uma paixão! louca pra ler querido Jonh!

Ana Luiza Tupiassú
“Estou participando da Promoção Sobrenatural no K Romances”.

Anônimo disse...

Muito legal, este autor deve ser ótimo!!!!



Paula Palagi
“Estou participando da Promoção eclipse”.

Brechó das Meninas disse...

Que bacana. Até ele tinha medo de não dar certo, mas no fim, ele é um baita sucesso. Que bom.
Infelizmente são poucos os que vendem tanto e em tantos lugares. No Brasil, acho que só o Paulo Coelho mesmo, né?
Estou participando da Promoção Fazendo Meu Filme 1

 
K Romances | TNB
BlogBlogs.Com.Br