Subscribe News Feed Subscribe Comments

Tv On – Novela A Gata Comeu


A Gata Comeu foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo de 15 de abril a 19 de outubro de 1985. É uma novela de Ivani Ribeiro, adaptada por Marilu Saldanha, dirigida por Herval Rossano e José Carlos Pieri. Regravação de uma novela escrita por Ivani para a extinta Rede Tupi, A Barba Azul, exibida em 1974.

A Trama:

Apesar de já ter ficado noiva várias vezes, Jô Penteado sempre acaba o noivado com seus pretendentes, o que lhe rende a alcunha curiosa de "Lucrécia Borgia". Rafael é seu oitavo noivo e todos esperam que, enfim, aconteça o casamento. Só que Jô, mais uma vez, percebendo que não ama o noivo, termina mais um noivado. Jô sofre por nunca ter se apaixonado verdadeiramente e não conhecer o amor. Até que ela se apaixona loucamente pelo professor Fábio, viúvo e pai de dois filhos. Os dois se conhecem ao irem juntos para uma excursão. A lancha que os transportava quebra e eles ficam numa ilha deserta por dois meses, sendo dados como mortos. O romance de Jô e Fábio é atrapalhado por Gláucia, a invejosa irmã de Jô, e por Paula, até então noiva de Fábio.

Curiosidades:

• Exibida entre 15 de abril e 19 de outubro de 1985 em 161 capítulos.

• O grande trunfo da novela foi ter mostrado nos primeiros doze capítulos, no ar entre 15 de abril e 27 de abril de 1985, boa parte do elenco perdido em uma ilha deserta, nos arredores de Angra dos Reis. O sucesso foi tanto, que nos doze últimos capítulos, no ar entre 5 de outubro e 18 de outubro de 1985, a mesma turma se reunia novamente em Angra. Na ocasião, Jô Penteado, recuperaria a memória voltando à ilha. A química entre Jô Penteado, personagem de Christiane Torloni e Fábio, personagem de Nuno Leal Maia era perfeita.

• "A Gata Comeu" foi a primeira novela a ser cartaz da sessão Vale a Pena Ver de Novo, por duas vezes. A primeira, às 13h30, de 27 de fevereiro a 28 de julho de 1989, em 110 capítulos, e a segunda, às 14h20, de 23 de julho a 7 de dezembro de 2001, em 100 capítulos. Ambas com grande sucesso. A primeira reapresentação da novela, e, o que com certeza foi um dos fatores que fizeram a emissora reprisar. A segunda reapresentação esteve longe de ser um fenômeno, mas garantiu à emissora o primeiro lugar, perdido pelas reprises anteriores: Você Decide e Roque Santeiro.

• A atriz Christiane Torloni protagonizaria outro remake da obra de Ivani: A viagem, em 1994. Sua personagem, Dinah, na versão original foi interpretada por Eva Wilma, assim como em A barba azul.

• Destaque para a dupla formada por Cláudio Correa e Castro e Marilu Bueno, em ótima parceria como o casal Gugu e Tetê, bem como Dirce Migliaccio e Luís Carlos Arutin como Conceição e Oscar.

• Bia Seidl e Anilza Leoni também se destacaram interpretando a invejosa Gláucia e a fútil Ester, respectivamente.

• A atriz Fátima Freire viveu um de seus melhores papéis na TV como a mimada e temperamental Paula. A atriz revela que até hoje é abordada nas ruas em função da personagem.

• Primeira novela da atriz Deborah Evelyn. Antes, ela havia participado de minisséries.

• A personagem Dona Biloca, mãe de Tetê, seria interpretada pela atriz Ema D'Ávila, que chegou inclusive a gravar alguns capítulos, mas faleceu às vésperas da estréia. Assim, a produção escalou para o papel a atriz Norma Geraldy, que acabava de sair de Vereda tropical.

• Ronnie Von apareceu na novela em participação especial no capítulo em que Jô reúne numa festa seus seis ex-noivos. Ele era um deles.

• Títulos provisórios: Bateu-levou, Tapa de amor não dói e Tapas de amor.

• Herval Rossano, diretor da trama, interpretou ele mesmo dirigindo a novela em que atuavam Alice e Rafael.

• As trilhas marcaram época com excelentes canções que pontuavam diversos personagens.

• O ator Breno Moroni, que contracenava com um felino na abertura desta novela, participou da abertura da novela Champagne e foi também o personagem Mascarado na novela A Viagem em 1994.

• Aliás, uma das mais criativas e alegres aberturas de novelas ao som da divertida música "Comeu" de Caetano Veloso e interpretada pelo grupo Magazine

0 comentario:

 
K Romances | TNB
BlogBlogs.Com.Br