Subscribe News Feed Subscribe Comments

Ouça – Ivan Lins

Ivan Guimarães Lins, conhecido simplesmente como Ivan Lins, (Rio de Janeiro, 16 de junho de 1945) é um músico brasileiro.

Filho do militar Geraldo Lins, foi muito influenciado por diversos gêneros musicais como jazz, bossa nova e soul e tem como principal instrumento o piano, que toca desde os dezoito anos. Formou-se em engenharia química no final dos anos 60, quando iniciou a carreira musical em festivais. A canção O Amor É O Meu País, erroneamente taxada de ufanista, foi classificada em segundo lugar consecutivo no V Festival Internacional da Canção. O primeiro sucesso como compositor foi com Madalena, gravada por Elis Regina.

No decorrer dos anos 70, sua obra ganha grande temática política. A partir da segunda metade dos anos 80, começa a enfatizar a carreira internacional, principalmente nos EUA, onde foi regravado por inúmeros astros da música internacional, como Quincy Jones, George Benson, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Carmen MacRae e Barbra Streisand.

A Musica Começar de Novo foi origialmente gravada por Simone, mas vários artistas internacionais já a regravaram, dentre os principais estão Barbra Streind, Johnny Mathis e Patti Austin o titulo da versão em ingles é The Island, Clique no nome de cada um dos interpretes para ouvir esta maravilhosa música na voz de cada um deles.

Simone

Barbra Streind

Johnny Mathis

Patti Austin

Foi destacado compositor, tendo músicas gravadas por nomes consagrados como Elis Regina (Madalena, Aos Nossos Filhos), Simone (Começar de Novo), Quarteto Em Cy (Abre Alas), Gal Costa (Roda Baiana) e Emílio Santiago (Velas Içadas). Comandou um programa televisivo na Rede Globo ao lado de Gonzaguinha e Aldir Blanc, o Som Livre Exportação. Foi casado com a cantora e atriz Lucinha Lins, com quem teve um filho que também é ator.

Valendo-se ainda do filão engajado da pós-ditadura, cantou, ainda que com uma participação individual diminuta, no coro da versão brasileira de We are the world, o hit americano que levantou fundos para a África ou USA for Africa. O projeto Nordeste já (1985), abraçou a causa da seca nordestina, unindo 155 vozes num compacto, de criação coletiva, com as canções Chega de mágoa e Seca d´água. Elogiado pela competência das interpretações individuais, foi no entanto criticado pela incapacidade de harmonizar as vozes o enquadramento de cada uma delas no coro.

Em 1991, com o amigo e parceiro Vitor Martins, fundou a gravadora Velas. Essa gravadora, totalmente nacional e independente, foi mais uma tentativa de que se desse espaço para cantores brasileiros já conhecidos esquecidos em gravadoras multinacionais e para o surgimento de novos valores no cancioneiro popular. Nomes como Chico César, Lenine, Guinga tiveram grande respaldo dessa gravadora para poderem iniciar as carreiras artísticas. Essa gravadora também lançou discos de nomes já consagrados na música, como Zizi Possi (o elogiadíssimo Valsa Brasileira), Fátima Guedes (Coração de Louca, um dos pioneiros do selo, além de Grande Tempo, Pra bom entendedor… e Muito intensa), trabalhos póstumos de Elis Regina (Elis Regina no Fino da Bossa, Elis Vive, Elis Regina ao vivo), e outros.

Curiosidades:

Ivan Lins por pouco não teve uma versão em inglês de sua canção "Novo Tempo" incluída no álbum Thriller de Michael Jackson.  Durante visita ao Brasil em 1980, Quincy Jones ouviu a canção e pediu autorização para escrever uma versão que seria apresentada a Jackson. Lins não lhe deu resposta e "Novo Tempo" foi excluída da pré-seleção de faixas para o álbum.

Ouça na Playlist Abaixo uma Seleção das melhores músicas deste grande artista brasileiro.


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

3 comentario:

Cherry' O ^^ disse...

olho pra ele e me dá vontade de cantar: "ô Madá, ô Madá, ô Madalelelelelena" haaha Amor essa música!

“Estou participando da Promoção eclipse”.

Aline Martins Alonso

Brechó das Meninas disse...

Eu já ouvi muuuuuuuuuuuuuuito Ivan Lins, mas não porque eu gosto, pq minha tia gosta e ouvia muuuuito. Até cansar...rs


Nossa, não o imagino regravado pelo MJ. Será que ficaria bom???
Estou participando da Promoção Fazendo Meu Filme 1

Cintia disse...

Musica poupular brasileira, Ivan Lins, grande musico e compositor. Nao posso dizer que sou fã de carteirinha dele mas gosto sim de algumas musicas, meus ouvido pedem :))))

“Estou participando da Promoção Olhares”.

Cintia
cintialyrarj@gmail.com
Rio de Janeiro/RJ

 
K Romances | TNB
BlogBlogs.Com.Br